segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PROJETO MENOPAUSA (FEMACRI 2009)

Menopausa
Projeto

Tema: Menopausa
Turmas: 7ª séries


Justificativa:
Este trabalho iniciou-se quando os alunos estavam estudando sobre ovulação e no texto trazia que a menopausa é a última menstruação da mulher, e após alunas de uma das sétimas series mostraram interesse através de indagações de como ocorre a MENOPAUSA , o que a mulher sente(sintomas), com qual idade pode iniciar, então surgiu a necessidade de pesquisar na internet pois na escola não encontrou-se nada em livros e revistas que apresentem algo sobre o assunto.Sabe-se que a menopausa ou O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. A insuficiência ovariana é secundária ao esgotamento dos folículos primordiais que constituem o patrimônio genético de cada mulher. A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa.


Objetivo Geral:
Compreender que a menopausa é um estágio natural da vida pelo qual todas as mulheres passam quando envelhecem, que é a parada de funcionamento dos ovários, ou seja, os ovários deixam de produzir os hormônios, tendo como sua principal característica da a parada das menstruações, bem como que não existi idade predeterminada para que ela ocorra mas no entanto pode ocorrer a partir dos 40 anos .

Objetivos específicos:

Compreender o que é a menopausa suas causas e quando esta pode ocorrer.
Identificar o que são e as funções da progesterona e do estrogênio e o que ocorrem com estes na menopausa.
Reconhecer que existem tratamentos testados e aprovados para a menopausa que só podem ser recomendados por médicos.
Compreender que mulheres com menopausa podem ter qualidade de vida.
Distribuir dicas tiradas do jornal Hoje para os alunos de outras salas entregarem para suas mães.
Pesquisar e organizar em grupos o tema recebido no laboratório de informática e apresentá-los.
Desinibir e oportunizar os alunos na apresentação de trabalhos e elaboração de atividades.












Procedimentos:

Formar 5 grupos em cada uma das salas de sétimas series.
Distribuir nos grupos o que os alunos devem pesquisar que são:
_Função do estrogênio.
_Função da progesterona.
_O que é a menopausa e Causa sintomas no organismo.
_Posso tratar e qualidade de vida.
_ Tratamentos

Pesquisa em grupos no laboratório de informática com aulas agendadas.
Organização do trabalho em sala de aula.
Entrega dos trabalhos escritos ou digitados.
Apresentação dos trabalhos pelos grupos em sala de aula, para outros alunos, professores e direção.
Conteúdo e atividades elaboradas pelo grupo.
Correção das atividades.
Apresentação de alguns grupos na Radio comunitária de Imbuia ou para Clube de mães ou na amostra de trabalhos do município se possível for.
Distribuir ou não aos alunos levarem para suas mães que estão iniciando ou vão daqui alguns anos a Menopausa as dicas de um suco, azeite de ervas e uma mistura (pó) feita de soja, linhaça e gergelim extraídas do Jornal Hoje do dia 02\07\2009 pelos alunos.
Conclusão e avaliação dos trabalhos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial